Por que ter um Plano de Negócios para pet shop

Por que ter um Plano de Negócios para pet shop

Sem dúvida, em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem tem um diferencial.

Se antigamente era possível abrir um negócio sem ter um planejamento, vivendo apenas de promoções, hoje , no entanto, isso mudou.

É fundamental contar com um bom planejamento para o sucesso de seu Pet Shop, sendo fundamental investir em um bom plano de negócios.

Plano de negócios, o que é

Plano de negócios, basicamente, é um documento que serve para descrever o seu negócio, desde suas oportunidades até como alcançar seus objetivos, orientando as medidas que devem ser tomadas para isso.

E não pense que é só sentar e em 30 minutos preparar seu plano de negócios, na verdade, ele é um pouco complexo, exigindo muito empenho e podendo levar, muitas vezes, até 6 meses à 2 anos para ser concluído.

Mas, de qualquer forma, vale muito a pena investir em um Plano de negócios, seu valor é inestimável, permitindo mapear e limitar os possíveis erros apenas ao papel.

Lembrando que o plano de negócios é dinâmico, ou seja, você pode ir alterando de acordo com as informações captadas.

Plano de negócios, conteúdo

Certamente, para ser considerado um plano de negócios é preciso contar com outros planejamentos, como um plano operacional, plano de marketing e plano financeiro, entre outros.

Sumário executivo

O Sumário Executivo nada mais é que um resumo desse plano de negócios, não devendo ter menos que duas páginas e mais do que quatro.

Fica logo na primeira seção do plano, mas deve ser escrito por último.

Nesse tópico devem aparecer os seguintes itens:

  • O que é o seu negócio;
  • Quais os produtos e serviços fornecidos;
  • Quem são seus clientes;
  • Investimento inicial;
  • Lucro esperado

Entre outros…

Análise de mercado

A Análise de Mercado visa abordar aqueles aspectos referentes aos potenciais clientes, desde seus perfis, necessidades, reclamações. Além disso tudo, também deverá conter informações sobre concorrentes, como são seus produtos e serviços, como são entregues, como é seu atendimento e, finalmente, deve conter os possíveis fornecedores.

Plano de marketing

Na seção de Plano de marketing precisam ser descritos os produtos e serviços oferecidos no seu Pet Shop, e a forma como serão entregues e suas garantias, cálculo dos seus preços, assim como, ações promocionais, como propagandas, por exemplo. E mais, também é preciso especificar como os produtos e serviços serão entregues ao cliente, além da localização do seu negócio.

Plano operacional

Essa seção mostra como deve funcionar seu negócio, com questões como:

  • número de funcionários necessários;
  • quais equipamentos necessários;
  • como serão dispostos os produtos;
  • onde ficarão os setores e as pessoas;
  • qual a capacidade de atendimento com a estrutura disponível;
  • quais as tarefas desempenhadas no pet shop e como fazê-las,
  • que softwares serão necessários.

Plano financeiro

Nessa seção, é preciso constar os dados referentes aos investimentos necessários para abrir o negócio, à manutenção ou ampliação do pet shop, custos unitários de produtos ou serviços, capital de giro, estimativa do faturamento mensal, custos de comercialização e de mão de obra, custos fixos e depreciação. Índices de lucratividade, rentabilidade e análise de sensibilidade são demonstrados no final do plano financeiro.

Enfim, com certeza, um plano de negócios é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e com Pet Shop isso não é diferente, já que ajuda a mapear o negócio, reduzindo riscos e incertezas, ajudando a estabelecer metas reais de crescimento e rendimento.


E quem acabou de abrir ou está pensando em abrir um Pet Shop, uma dica é investir em um bom programa de gestão na nuvem, já existindo muitos no mercado como, por exemplo, o Nuvem Vet, que pelo melhor custo-benefício do mercado, automatiza cada setor do seu negócio e oferece análises e suporte, facilitando a gestão e administração de seu Pet Shop.

guestpost

Os comentários estão fechados.